quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dia 07/02/2013 - Um ciclo vicioso



“Como fica sua vida

Seu sono provavelmente não anda muito reconfortante devido a sonhos intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe.
Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama.
 É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, por isso use vários: entre as pernas, embaixo da barriga, na lateral ou onde eles a deixarem mais confortável.”
(http://brasil.babycenter.com/s300139/25-semanas-de-gravidez#ixzz2KD70diyw) 

Meu ciclo vicioso
             Acabei de ler esse trecho no site do Baby Center, relativo ao que ocorre com a gente com 25 semanas de gravidez. E caiu como uma luva!... Ontem fui ao tal clínico geral que havia marcado e comecei falando com ele sobre meus esquecimentos, meu estado emocional, nervosa e ansiosa, e ele logo me perguntou como anda meu sono. Quando falei que já tinha umas três semanas que não dormia bem, ele disse que já estava explicado. Que não sabe o que começou primeiro, mas que eu entrei em um círculo vicioso. Que quanto ao fato de eu não dormir bem a noite, explicou que o cérebro é como um computador que precisa ser desligado para esfriar e funcionar bem, e quando não dormimos bem isso não ocorre. Então o cérebro começa a se “desligar sozinho”, provocando os esquecimentos. Com o sono agitado, no dia seguinte estou nervosa e ansiosa com tudo, e como estou cansada, começo a me esquecer de coisas bobas ou mesmo importantes. Mas ele disse que não sabe o quê está provocando o quê: se os esquecimentos estão me deixando nervosa e o estado nervoso atrapalha o sono, ou se a falta de sono está provocando os esquecimentos e me deixando nervosa. 
         No fim, eu estava meio confusa, e ele começou a falar que sabe que na área que eu trabalho é difícil as vezes não se envolver emocionalmente nos problemas que lido, mas que preciso aprender a separar o profissional do emocional. Falei com ele que é muito difícil, e aí já estava me debulhando em lágrimas, e ele foi muito compreensivo e gentil, me oferecendo uma toalha de papel para enxugar o rosto. Explicou que sabe que é difícil separar as coisas, principalmente neste período em que estou, de gestação, em que eu já fico mais sensível, no normal, e já tem também toda a preocupação com o bebê e com tudo mais que vem junto com a gravidez. Me passou um calmante natural pra tomar chamado Passiflorina, e disse que com duas semanas que eu estiver tomando ele durante a noite, que vou estar com sono de bebê. 


         Fiquei meio descrente disso, porque a tendência do meu sono está sendo só piorar, e cada dia parece que estou mais cansada. Mas vou tentar, não custa nada, né? 
        Amanhã, graças a Deus já é sexta-feira, e como depois vem o Carnaval, e só volto a trabalhar na quinta-feira, vou aproveitar esses dias pra descansar bastante, colocar minhas coisas em ordem, lavar algumas coisinhas do bebê, e começar os preparativos do chá de fraldas, que vou fazer no dia 23/02 na casa de vovó. Acho que vai ser bom pra eu me distrair um pouco e desligar a cabeça do serviço, como uma terapia. 
         Amanhã vou às academias decidir já sobre a hidroginástica, que segundo o clínico, também é uma ótima opção para o sono, porque cansa fisicamente, e o corpo estando cansado, a mente se desliga com mais facilidade. Vou fazer de tudo pra esse último trimestre ser bem tranqüilo, sem nenhuma intercorrência, porque acho que já estou ficando preocupada de ir chegando perto do 7º mês, que foi quando Davi resolveu nascer e passou susto em todo mundo. Essa gestação eu quero levar, se possível, até a 40ª semana, se tudo der certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário