segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia 15/04/2013 - 34 semanas e uma nova atitude

         34 semanas e 3 dias! E a ansiedade a mil! Semana passada tive consulta com doutor Gilton, e Douglas conseguiu ir comigo dessa vez. Confesso que sai do consultório dele decepcionada, pela primeira vez. Ao olhar meu último ultra, ele me disse que o bebê estava sentado, mas que isso não fazia muita diferença porque eu teria cesárea mesmo. Como assim não faz diferença??? Claro que faz TODA diferença! Lembro bem no início do pré-natal quando fiz a primeira pergunta a ele, se eu poderia tentar um parto normal dessa vez, e ele foi enfático ao dizer que SIM, que só não poderia se meu último parto tivesse sido cesárea por falta de passagem, mas como não foi, que eu poderia tranquilamente tentar um parto normal. E agora vem me dizer que de toda forma eu terei cesárea???


         Sei que aquilo me subiu na cabeça e eu já comecei a chorar. Já estava bem emotiva no dia, e bastou aquilo para eu desabar. E ele nem fez nada para me acalmar ou para me consolar. Continuou a consulta ignorando o fato de eu estar visivelmente transtornada e aos prantos, e não disse nada. Só continuou falando, com todo profissionalismo e com termos médicos, que se eu tentasse um parto normal haveria chance de ruptura uterina, porque o útero que já foi cortado pode não resistir a intensidade das contrações de parto normal. E por que só agora ele está me falando isso? Por que não falou na primeira consulta, ao invés de me encher de esperanças de ter um parto normal, acordada, lúcida... Mas não, só agora ele decidiu contar que não há chances para parto normal.
         Ah, mas isso ainda não foi o cúmulo! Ele disse que não agenda cesárea com antecedência, antes da 39ª semana. Quando perguntei a ele o que ocorreria caso eu entrasse em trabalho de parto, ele disse que não teria problemas, que um trabalho de parto dura em torno de 6 a 8 horas, e que se eu chegasse na maternidade em trabalho de parto, o médico avaliaria e poderia fazer a cesárea assim mesmo. Que lindo! Eu sinto todas as dores de parto normal, e depois me levam para uma cesariana. Um absurdo total!!!!
         E ele foi bem claro ao dizer que ele não faria um parto normal nessas condições, mas o médico plantonista é quem vai avaliar. To começando a achar que esse médico ta me pressionando pra eu pagar a tal taxa de disponibilidade para ele fazer meu parto, mas se eu cheguei a cogitar essa hipótese, acabei por esquece-la de vez nessa última consulta.
         Marcou para eu voltar dia 29/04. Vou ter uma conversa franca com ele nesse dia. Vou perguntar se ele vai marcar meu parto, mesmo que seja para depois da 39ª semana, porque se ele disser que não, vou trocar de médico nesse finalzinho de gravidez. Agora que era a hora de eu ficar tranqüila, que já ta tudo pronto, é que eu to mais nervosa e estressada, e ainda vem umas bombas dessa pra me estressar mais ainda. Não vou deixar isso me abalar.
         No dia seguinte até cheguei a consultar com um tal doutor Fernando Lanza, um médico bem mais velho, que disse que minha gravidez está ótima, e que se ele fosse meu médico, já marcaria a cesárea, não arriscaria esperar entrar em trabalho de parto e ter parto normal. Fui nele apenas para ter uma segunda opinião. Mas se eu não sentir confiança em doutor Gilton na próxima consulta, vou ver se consigo com a doutora Cíntia. Gostei dela quando consultei com ela no pronto atendimento da maternidade.
         Mudando de assunto, sábado meus amigos foram lá em casa: Paty com o noivo João, Cássio e Helaine (a que está grávida também), Bruna e o namorado. Foi muito bom. Passamos uma tarde super agradável! Conversamos e rimos bastante, e eu me distrai.
         Semana passada eu estava mais estressada. Tinha dias em que me dava vontade de chorar pelo fato de estar grávida, de estar sentindo mal estar, querendo que esse bebê resolvesse nascer logo. Ontem fui visitar algumas tias, e na casa da minha tia Patrícia, descobri que tinha um DVD do nascimento de Davi (são só dois minutos de vídeo, mas mostra o momento em que tirou ele da barriga e que os pediatras o atenderam). Nem sabia da existência desse DVD, e quando o assisti, que vi Davi nascendo sem chorar, os médicos passando sonda no narizinho dele e o colocando na incubadora, e repensei tudo que estava sentindo na semana passada em relação a esta gravidez. Pedi desculpas a Deus por ter desejado que o Arthur nascesse antes da hora, só pelo incômodo que estou tendo pra dormir, pelas azias ou dores no corpo. Conversei muito com meu bebê e pedi que ele ficasse aqui dentro o tempo que fosse necessário para que desenvolvesse bem e nascesse saudável.
         Essa gravidez está sendo tão tranqüila que eu nem me dei conta do quanto deveria agradecer a Deus por isso, depois de passar uma gravidez complicada com Davi. Deveria ser grata todos os dias! Faltam seis semanas para o bebê nascer e ele está aqui dentro, quietinho, só crescendo e engordando para nascer bem e saudável, e nem ameaça nascer por agora. Percebi o quanto estava sendo egoísta com meus pensamentos... Então quanto a isso, resolvi começar minha semana com um pensamento diferente, e estou dando mais valor à tranqüilidade da minha gravidez. Sei que vou sentir saudades dele aqui dentro depois que ele nascer, então ao invés de reclamar, vou curtir essas últimas semanas que faltam, que vão passar voando, como a gravidez inteira!

2 comentários:

  1. Oi Juliana.. Estou grávida de 14 semanas e venho acompanhando seu blog e adorando tudo.. Ás vezes nos chateamos com nossos médicos né? Mas em uma próxima consulta não fique calada, pergunte, esclareça e solte tudo o que tiver engasgado. Seu médico é muito "bem falado"; apesar que venho tentando agendar uma consulta com ele e nada..era paciente antes de engravidar e depois que engravidei não fizeram nenhum esforço para me "encaixar" nas consultas. Me decepcionei. Mas, digo, para você não se aborrecer, falta tão pouco. Jesus ilumine seus dias e sua vida! Cássia

    ResponderExcluir
  2. Olá Cassia! Primeiramente, parabéns pela gravidez! E muito obrigada por visitar meu blog e estar gostando dos meus posts! Fico feliz que alguém esteja lendo. Com certeza na próxima consulta eu vou rasgar o verbo, como dizem, e perguntar e saber tudo que me incomoda. Vou propor a ele marcar a cesárea para o dia 15/05, que é a data que ele vai estar de plantão, e eu já vou estar prestes a completar 39 semanas. Se ele disse que não, então vou saber que é hora de procurar outro médico. Ele é realmente muito bem falado, mas conseguir uma consulta, principalmente pré natal com ele é uma luta. Sei que ele tinha parado de receber novas gestantes como pacientes até que as atuais ganhem seus bebês, porque não tá conseguindo dar conta da agenda. E por melhor que seja o médico, acho que sempre tem uma hora em que a gente se decepciona, não é? Ninguém tem que ser perfeito, mas, poxa, gravidez é uma fase tão especial na vida de uma mulher, e ao mesmo tempo tão conturbada, estressante, cheia de altos e baixos... Acho que os médicos poderiam pelo menos fazer o máximo para deixar a gente mais tranquila, e não mais nervosa do que já ficamos no normal. Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo. Jesus ilumine você e sua gravidez também, minha querida! Que ela possa correr tranquilamente e que seu bebe venha cheio de saúde e seja uma dádiva na sua vida. Um grande beijo!

    ResponderExcluir