sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia 03/05/2013 - As más e as boas notícias da semana!!!



         Já se passou um tempinho bom desde o último post, mas são os percalços da gravidez!rs Na verdade, na semana passada eu estava de licença porque peguei dengue. Eu nem acreditei, porque vinha tentando um atestado a tanto tempo, nem que fosse de uns dias, e aí de repente, estou eu, com uma semana de licença!!!
         Comecei a sentir mal na quinta-feira, dia 18/04. Quando cheguei em casa estava sentindo tanta dor nas pernas que só queria ficar deitada. Custei consegui dormir, e durante a noite também senti muito calafrio.
         No dia seguinte, acordei decidida a ir ao PSF de Prudente mesmo consultar, mas chegando lá, não tinha médico. Passei no Samu e conversei com mãe, e ela me disse que nos Pronto Atendimentos também não havia médicos, que era melhor eu procurar algum posto de saúde mesmo, que o atendimento seria mais rápido do que se eu fosse na maternidade.
         Pois bem. Fui até o posto do bairro São João, e chegando lá, já nem tinha mais ficha de atendimento. Mas acho que a atendente ficou com dó só de ver a minha cara, e ainda por cima grávida, e então fez a ficha e me encaixou lá entre as consultas.
         Poucos minutos depois me chamaram. Quem me atendeu foi uma enfermeira, porque lá também não havia médico naquele horário. Ela fez a tal prova do laço, que deu negativa pra dengue, e me passou um pedido de exame de plaquetas, leucócitos e hematócritos. Fui até o PA central e fiz o exame na hora, mas só ficava pronto no sábado, então fui pra casa descansar que estava com uma tremenda dor de cabeça.
         No sábado, pela manhã, fui no shopping com minha cunhada Rosa, a filha dela e Davi, porque precisava urgente comprar uma roupa de frio que servisse em Davi. Andando pelo shopping, as vezes me dava tanta dor na barriga, uma dor descendo para as pernas, que eu tinha que parar e esperar passar, mas achei que não fosse dar conta. Depois de comprar a roupa e comer algo, deixei Rosa na rodoviária e fui pegar meu resultado de exame.
         As plaquetas deram baixas (111.000, e pela referência tinha que estar entre 150.000 e 450.000) e os hematócritos também baixaram um pouco em relação ao valor de referência. Fui até a casa de mãe e ao olhar ela disse que eu estava mesmo com dengue. Passei a tarde na casa dela, porque Douglas estava acompanhando meu cunhado Jéferson em uma cirurgia na perna que ele estava fazendo, e não tinha hora de sair do hospital. Foi bom que descansei bastante, estava sentindo muita dor no corpo, até nas juntinhas dos dedos, acredita?
         Quando já eram quase oito horas da noite e Douglas ainda não tinha previsão de quando sairia do hospital (isso que a previsão de alta do Jéferson era até umas sete horas, no máximo, depois mudou para “até quando ele conseguir urinar sozinho”), resolvi ir embora com Davi. Douglas chegou já tarde da noite, e sei que meu cunhado ainda ficou lá até de madrugada (isso porque colocaram a sonda depois que ele não conseguiu mesmo fazer xixi).
         No domingo, mãe me ligou dizendo que estava trabalhando no PA do Belo Vale e que eu fosse lá, que ela faria minha ficha para a médica me atender. Demorou um pouco, e quando ela me atendeu (uma médica novinha, recém formada), me pediu que fizesse outro exame de sangue para ver se as plaquetas já haviam subido, e que eu ficasse de repouso do domingo. E eu crente que ela me daria uma atestado ao menos da segunda-feira. Mulherzinha!...
         Fiz o exame, mas só ficaria pronto na segunda, e como eu não tinha nenhum atestado para a segunda, fui trabalhar. Mas estava realmente me sentindo mal. Sentia tonteira mesmo sentada, parecia que eu ia cair da cadeira. Então mãe me ligou e eu falei com ela, e ela disse que meu exame ainda estava muito baixo, que um tal doutor Cristiano que estava atendendo lá no PA do Belo Vale ia me examinar e me afastar do serviço por alguns dias, mas ele pediu que a gente avisasse para doutor Gilton que, afinal, é meu médico.
         Pedi que mãe me buscasse no serviço porque não tinha a mínima condição de dirigir, e assim foi. Passamos na casa dela para almoçar antes, porque eu sentia fraqueza demais, e no caminho ela conversou com doutor Gilton ao telefone, que me mandou ficar afastada por no mínimo sete dias, e que repousasse bastante, hidratasse, e fizesse exame de sangue a cada 24 horas para acompanhar as plaquetas, porque dengue na gestação é muito perigoso se as plaquetas caírem demais.


         Fomos nós no doutor Cristiano, e saí de lá com uma licença até dia 28/04. Fiquei bem aliviada de poder ir pra casa e descansar esses dias, embora não estivesse tendo febre (porque eu geralmente não tenho mesmo), meu corpo precisava de um descanso, e eu passava as tardes dormindo com Davi. Minha pressão estava sempre baixa: 90/50 ou 9 por 5, como costumam falar, e por isso tinha tanta tonteira. Claro que a dor no corpo não era nada agradável, mas não era nada que eu não sobrevivesse, e já mais no final da semana, já estava bem melhor e ainda tinha uns dias pra ficar em casa com Davi.
         Como solicitado, todo santo dia eu vinha a Sete Lagoas colher sangue, e até o terceiro exame as plaquetas tinham subido pouco (118.000), mas eu estava melhor. Durante essa semana, doutor Gilton me surpreendeu ao ligar algumas vezes querendo saber como eu estava, que ele estava preocupado, e reforçando que eu devia mesmo repousar e me hidratar bastante. Achei atencioso da parte dele. Chegou a me ligar em um domingo a noite!
         Na segunda-feira, dia 29/04, tinha retorno de consulta com doutor Gilton, e eu já estava bem melhor! Douglas foi comigo, e um dos primeiros assuntos foi o parto. Por fim, convenci doutor Gilton a marcar meu parto para o dia 15/05, que é o dia em que ele vai estar de plantão. Na verdade, ele não relutou em marcar, só pediu que eu tivesse ciência de que era um pedido meu, porque às vezes, o bebê que nasce antes de 39 semanas (9% dos bebês), pode ter que ficar no berçário algumas horas para se recuperar do parto, e isso gera muita preocupação aos pais, mas é normal, só que quando isso ocorre, algumas mães falam que o médico tirou o bebê antes da hora. Assumi a responsabilidade e falei que tinha total ciência sobre o que poderia ocorrer, e que ele me avisou sobre isso claramente. Acertando isso, ele já me deu até o pedido de internação, e começou a me passar as orientações para o dia antes do parto. Mas aí eu já estava tão extasiada de já saber quando o Arthur vai nascer, e pensar que está tão perto, que nem prestei muito a atenção.
         Depois disso ele me pesou (ganhei apenas 300 gramas! A dengue teve seu lado bom!rs), olhou a pressão, o colo do útero, tudo certinho. Me pediu um outro hemograma que eu devo fazer hoje, para ver como estão as plaquetas agora. Saí de lá muito feliz, diferente da última consulta.
         Agora tenho retorno na próxima segunda-feira já, e deve ser o último, porque na outra semana já é o tão esperado parto! Estou me programando para trabalhar até dia 10/05, e ficar a segunda e terça já em casa, gozando da licença, colocando algumas coisas no lugar, e me preparando psicologicamente e emocionalmente para esse momento que é ao mesmo tempo esperado e temido pra mim.
         Apesar que fico pensando se o Arthur não vai me pregar nenhuma peça e resolver adiantar mais ainda, porque desde ontem estou sentindo tanta dor na parte de baixo da barriga, quase em cima da cicatriz da cesárea, mas por dentro. Uma dorzinha chata, parecendo cólica de TPM. Até as pernas estão doendo. Estou querendo crer que é pelo peso da barriga e por eu ficar sentada tempo demais no serviço, mas ontem no banho fui tentar sentir o colo do útero (desde que eu aprendi em um fórum do Baby Center eu sempre olho pra ter certeza de que está fechado) e não consegui sentir o de sempre. Ao contrário, senti uma coisa meio mole e já fiquei preocupada. Hoje acordei pensando em ir na maternidade consultar, so pra tirar a dúvida, mas tinha uns intimados pela manhã e não queria ter que remarcar.
         Agora no horário de almoço vou à rua. Se a dor persistir, passo lá (mesmo sabendo que vou ficar a tarde inteirinha pra ser atendida!) e tiro essa dúvida.
         Ah, antes que eu me esqueça, a boa notícia do dia: minha cunhada Isabela (Bela) está grávida!!! Fiquei muito feliz quando Juliano me ligou hoje, antes das sete horas da manhã, me dando a boa notícia! Vou ser titia, que maravilha! E nossos bebês não terão nem um ano de diferença. Mãe ta toda boba, babona, mais um netinho(a) pra ela!
         E é isso aí! Vamos procriar e aumentar a prole dos Lavarini’s!(rsrs)
        

6 comentários:

  1. Poxa, Ju, q chato ter pego dengue!... Mas o lado bom foi ficar em casa! Rs!
    E q bom q já marcou o parto!! Tenta repousar um pouquinho nesse finalzinho, sei q pra quem trabalha fora e em casa é quase impossível, mas fala pra ele esperar! Rs!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani! Não foi nada bom mesmo, menina, mas pelo menos estar em casa estava melhor que estar aqui agora, sentada trabalhando, morrendo de dor nas costas, nas pernas, com uma azia de matar!rs To tentando suportar só essa semana porque o Athur já vem daqui a pouco mesmo, mas confesso que não está fácil. E como você disse, repousar é quase impossível trabalhando o dia todo e ainda tendo casa pra arrumar. É duro!rs
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu blog Ju, atualiza pra gente poder acompanhar, sou do grupo de fevereiro 2013 do baby center e agora fiz um blog tbem, to tentando colocar tudo desde a gestaçao até agora que meu baby ta cm 3 meses... rsrsrs... creio que vou conseguir heheh... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Seja bem vinda ao blog! Que bom que gostou!... Eu demorei a postar porque meu bebê resolveu adiantar e aí só hoje estou tendo tempo para mexer no computador e tentar colocar as notícias em dia!rs Já se passaram quase duas semanas desde o nascimento, e minha vida ainda tá meio desorganizada. Mas logo volto a postar com frequencia. Me passa o endereço do seu blog pra eu te seguir! Bjs

      Excluir
  4. Oi, Ju!! Como vc está?!
    O Arthur já nasceu? Estou aguardando notícias suas!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. Lí seu relato e senti a presença do Senhor muito forte em tudo o que vc viveu nesse período tão difícil que é o fim de uma gravidez! Também sou mãe e passei muito mal na gravidez toda, mas foram outros motivos (hipermese e vômitos de sangue vivo somente)...Vc é uma guerreira! Deus te concedeu muitas bençãos e concederá muitas outras! Q o Senhor Deus abençoe vc e sua linda família no nome de Jesus! Abraços CArol Bretas de Sete Lagoas
    Entregue sua vida ao Senhor confie Nele e Ele tudo fará!

    ResponderExcluir